
BOXE
O boxe ou pugilismo é um esporte de combate e arte marcial,[1] [2] no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. Boxeadores se trocam golpes por um tempo predeterminado em um número de rodadas (rounds ou assaltos) em uma arena elevada cercada de cordas, o Ringue. A vitória ocorre diante das seguintes possibilidades: quando um lutador aplica um nocaute no oponente, quando o árbitro declara um lutador incapaz de continuar (nocaute técnico) ou se nenhum lutador ganha e o tempo acaba, os juízes decidem o vencedor baseados em vários critérios de pontuação. Também há possibilidade de interrupção médica e de desistência por parte do lutador ou de sua equipe de apoio.[3]
O boxe é um esporte olímpico desde as Olimpíadas de 1904, e é um dos esportes profissionais mais populares no mundo. Com milhões de fãs e lutadores ao redor do planeta.
Origens
O esporte traça suas origens á antiga Mesopotâmia e Grécia Antiga,[4] mas o esporte moderno tem como origem a Grã-Bretanha, onde se tornou popular nos séculos XVI e XVII e eventualmente foi codificado na forma atual em 1867 com a formulação das Regras de Queensberry.
A palavra deriva do inglês box (bater com os punhos) expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850, e o termo pugilismo, derivado do Latim significando “lutador de punho”,[5] também é usado. O termo “boxe” também é um termo genérico para esportes de combate e arte marciais em que dois oponentes se enfrentam em uma luta usando os punhos, cobertos por luvas na maioria das vezes, e diferenciados de acordo com suas regras. Além do pugilismo, existem o Boxe francês, Boxe tailandês, Boxe chinês, Boxe birmanês, Kickboxing, dentre outros.[6]
Venha praticar este esporte magnífico!
EQUIPE HILTON SANTOS



Campeões do mundo
Os campeões mundiais de boxe remontam até os primórdios de sua criação no século XVIII, na Inglaterra, quando o boxeador James Figg foi reconhecido como o primeiro campeão de boxe.
Os campeões mundiais de boxe moderno foram divididos por categorias de peso, próximo ao final do século XIX, sendo que inicialmente os boxeadores encontravam-se distribuídos em apenas cinco categorias: peso-pesado, peso-médio, peso-leve, peso-pena e peso-galo. Mais tarde, ao longo do tempo, novas categorias de peso foram sendo acrescentadas.
Posteriormente à criação das entidades mundiais de boxe, já durante o século XX, os campeões mundiais também passaram a ser divididos por diferentes cinturões mundiais.
O boxe amador é disputado nas Olimpíadas desde 1904, com exceção à de 1912. Devido à proibição da modalidade no país-sede Suécia.